Quando você decide comprar uma scooter elétrica, você deve escolher uma que atenda às suas necessidades e seja capaz de levá-lo aonde você está indo. Para fazer a escolha certa, nós reunimos este guia de compras prático que lhe dará todas as informações que você precisa saber sobre scooters elétricas. Uma boa scooter deve durar vários anos, então compre uma que se encaixe na sua vida.
Distância e velocidade de scooters elétricas
Uma das considerações mais importantes ao olhar para scooters é a distância que eles serão capazes de percorrer. O maior medo de um proprietário de scooter é uma bateria descarregada e ficar preso em algum lugar tendo que andar com a scooter para casa. Portanto, certifique-se de que a scooter que você escolher tenha energia suficiente para percorrer a distância que você precisa.
A maioria das scooters tem uma capacidade média de 250 Watt-hora (Wh), o que lhes permite viajar cerca de 20 quilômetros. Esse número varia muito em fatores como peso e inclinações. Colinas drenam a bateria muito mais rápido do que terreno plano. Se você precisar de mais distância, verifique as classificações da bateria antes de comprar.
As scooters geralmente têm velocidade limitada eletronicamente para atender aos padrões locais. Normalmente, uma scooter atinge o máximo de 20-25 km/h, mas você pode encontrar scooters com limites de velocidade muito maiores. O importante a lembrar é que as leis geralmente determinam os regulamentos sobre a velocidade que uma scooter pode atingir para ainda ser usada sem licença e em vias públicas. Verifique os regulamentos locais para ter certeza de que está dentro dos limites.
Características da scooter elétrica
Depois de saber o que você quer que sua scooter faça em termos de velocidade e distância, há uma série de características a serem consideradas.
Tamanho
A scooter deve ter uma altura e tamanho apropriados para que você não precise se curvar enquanto dirige. Altura perfeita significa que o guidão está na altura da sua cintura. Alguns vêm com guidão ajustável, mas é melhor verificar as especificações de altura dos modelos que você está considerando.
Se você estiver comprando uma scooter para uma criança, certifique-se de que ela tenha o tamanho apropriado e uma scooter de tamanho adulto será muito grande.
Motor
Outra característica importante é o motor. A maioria das scooters tem um motor montado na roda dianteira, mas algumas podem vir com motores duplos. Os motores são com escovas ou sem escovas. Os sem escovas são melhores, mas podem ser mais caros.
Você vai querer considerar a potência do motor. Como mencionado acima, muitos lugares têm regulamentações baseadas na classificação de potência do motor porque quanto mais potente for o motor, mais rápido a scooter irá. Motores mais potentes também consomem mais energia, então para máxima eficiência, compre um motor que atenda melhor às suas necessidades.
- Scooter de motor único: as scooters mais comuns têm um único motor, e isso é suficiente para deslocamentos em pavimentos planos e movimentação de pesos médios a uma velocidade decente.
- Scooter de motor duplo: para mais potência, considere uma scooter de motor duplo que lhe dá a capacidade de ir off-road ou subir inclinações mais altas.
Peso
A maioria das scooters pesa entre 10–15 kg. Ao comprar sua scooter, pense em quantas vezes você a carregará. Muitas pessoas carregam suas scooters escada acima para ir e voltar de seus apartamentos e também de estações de metrô e locais de trabalho. Scooters mais pesadas serão mais potentes e geralmente mais confortáveis de pilotar, mas o peso adicional pode torná-las muito mais difíceis de carregar quando necessário. Um teste é experimentar um haltere para ver quantos quilos você consegue levantar com um braço e carregar confortavelmente.
Peso do usuário
Outra consideração é o peso que sua scooter carregará, e isso significa principalmente você. As scooters geralmente são classificadas para pesos de até 100 kg. Isso inclui o passageiro e qualquer coisa que ele esteja carregando, então planeje adequadamente. Se você sobrecarregar uma scooter, a bateria será descarregada mais rapidamente e você poderá sobrecarregá-la, anulando a garantia.
Sistema de freios
As scooters elétricas têm diferentes tipos de freios que oferecem vários poderes de parada e conveniência para o usuário. Muitas pessoas ignoram esse recurso, mas a segurança deve ser sua principal prioridade e, se você não puder parar, isso pode ser um grande problema.
Sistema de frenagem regenerativa
Muitas scooters são equipadas com sistemas de frenagem elétrica que usam um gerador que desacelera a scooter enquanto produz um pouco de eletricidade para recarregar a bateria. Eles são bons na teoria, mas na realidade não desaceleram a scooter de forma muito eficaz e produzem muito pouca energia.
Sistema de freio mecânico
É melhor ter pelo menos um freio mecânico com sua scooter para que você tenha mais poder de parada.
- Freios de pé: esses freios são um retrocesso às scooters de empurrar e dependem do usuário para empurrar o para-lama traseiro, pressionando a roda traseira e, assim, desacelerando a scooter. Eles são eficazes, mas não são confortáveis e de tecnologia muito baixa.
- Freios a tambor: são freios eficazes que se conectam a uma alavanca de tração no guidão. O tambor geralmente é preso à roda traseira e pode parar a scooter de forma bastante eficaz quando acionado. Eles podem exigir manutenção ocasional.
- Freios a disco: os freios a disco são os mais eficazes. Eles têm um disco externo montado na roda traseira e/ou dianteira. Novamente, eles são operados por meio de uma alavanca e podem precisar de manutenção ocasional.
Pneus
Há duas coisas a considerar sobre as rodas e pneus da sua scooter: tamanho e composição.
Em termos gerais, quanto maiores as rodas, melhor. Rodas maiores darão mais estabilidade e desempenho. Rodas pequenas têm dificuldade para superar solavancos e são muito ásperas em superfícies irregulares. As rodas variam de 15 a 30 cm, sendo cerca de 22 cm o mais comum. Recomendamos não menos que 20 cm.
Você também deve estar ciente do material de que os pneus são feitos. Normalmente, você pode escolher entre rodas sólidas que nunca esvaziam e não precisam de manutenção ou pneus pneumáticos cheios de ar que podem esvaziar ou até mesmo ficar vazios com o tempo. Sempre recomendamos pneus pneumáticos porque eles oferecem muito mais estabilidade e desempenho. Além disso, o ar fornece alguma almofada sobre superfícies ásperas, enquanto pneus sólidos transmitem muita vibração.
Suspensão
Se você está preocupado com uma viagem difícil, então você deve considerar encontrar uma scooter com alguma suspensão para absorver choques e vibrações. . A suspensão pode ser dianteira, traseira ou ambas, e a ideia é que molas ou amortecedores ofereçam alguma elasticidade para que você não sinta todos os solavancos da estrada. A suspensão adiciona peso e custo à compra. Se você está comprando uma scooter para recreação e planejando sair da estrada, então você definitivamente deve encontrar uma com suspensão.
Bateria e carregamento
A fonte de energia de uma scooter elétrica é uma bateria elétrica, portanto, ela deve ser escolhida com sabedoria porque a bateria determina o quão longe e rápido você poderá ir e o quão rápido ela carregará. Existem 2 tipos principais de baterias usadas em scooters elétricas:
- Bateria de íons de lítio - carga mais rápida, peso mais leve
- Bateria de chumbo-ácido - carga mais longa, vida útil mais curta
Você só encontrará chumbo-ácido em modelos mais baratos, como scooters infantis. O padrão da indústria para potência máxima e recarregabilidade é Li-Ion.
Luz frontal e traseira
A maioria das scooters vem equipada com uma luz frontal (montada alta ou baixa) e uma luz traseira em algum lugar no para-lama traseiro. As luzes mais altas são melhores porque elas tornarão mais fácil ver e ser visto.
Também recomendamos obter uma luz de capacete ou adicionar uma luz à sua mochila para que as pessoas que vêm atrás de você no escuro possam vê-lo facilmente. Roupas refletivas são outra maneira de ser visto e estar seguro.